A RNA – Rede de Notícias da Amazônia é uma associação de emissoras de rádio sem fins lucrativos, que tem como meta democratizar a comunicação na região amazônica priorizando o ponto de vista dos lutadores sociais, através da divulgação de suas ações políticas, econômicas, culturais e sociais.
De acordo com o seu estatuto, em seu artigo 2º, a RNA tem por objetivo estimular e defender os valores culturais dos povos da Amazônia.
São associados à RNA pessoas físicas e jurídicas fundadoras e aqueles admitidos no quadro social, segundo o Estatuto da entidade. Segundo o artigo 5º da seção I, os associados serão admitidos mediante proposta de sua iniciativa, encaminhada à deliberação do Conselho Deliberativo da RNA. Em caso de recusa, o proponente pode encaminhar a solicitação à assembleia geral.
Segundo o capítulo III, artigo 12, são deveres dos associados:
- a) cumprir e fazer cumprir este estatuto e os regulamentos internos específicos;
- b) pautar pelo bom conceito e valorização dos objetivos da RNA e pelos preceitos éticos entre os seus pares;
- c) colaborar na consecução dos objetivos da RNA;
- d) divulgar, pelos meios ao seu alcance, inclusive nos veículos de que dispõe, textos e programas oriundos de acordos e convenções firmados pela RNA e dos quais seja signatário;
A diretoria é formada pelo presidente, o vice-presidente, secretário e tesoureiro, mais o conselho fiscal, os quais são escolhidos em assembleia realizada a cada três anos, tempo de mandato de cada diretoria.
Contribuir para uma sociedade mais humana e cristã, de uma Amazônia respeitada em seu ecossistema, valorizando as culturas originaria de seus povos e da sociedade civil.
Ser reconhecida como referência em assuntos amazônicos.
- Oferecer serviço diferenciado de contato entre os povos da Amazônia;
- Produzir e disponibilizar notícias e programas educacionais, culturais, meio ambiente e gêneros;
- Capacitar continuamente os profissionais e colaboradores das emissoras sócias;
- Estimular a consciência crítica dos lutadores sociais a partir de uma comunicação democrática na Amazônia.