Pular para o conteúdo
Início » Roraima acompanha avanço do ensino médio público

Roraima acompanha avanço do ensino médio público

Rede de Notícias da Amazônia
Rede de Notícias da Amazônia
Roraima acompanha avanço do ensino médio público
Loading
/

Estudantes da rede pública de Roraima estão avançando e concluindo o ensino médio com melhores índices de permanência escolar. Entre 2022 e 2025, a taxa de abandono escolar caiu de 9,1% para 4,1%, enquanto a reprovação recuou de 8,9% para 8%. Os dados fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, realizado pelo INEP, órgão do Ministério da Educação.

No Brasil, no mesmo período, a reprovação caiu 62%, o abandono diminuiu 61% e a distorção idade-série foi reduzida em 28%. A taxa de aprovação cresceu 11%, evidenciando avanços na permanência e no sucesso escolar. O MEC atribui os resultados a programas estruturantes como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Outro indicador positivo foi o aumento de 46% nas inscrições de concluintes da rede pública no ENEM entre 2022 e 2025, mostrando que mais estudantes estão conseguindo permanecer e concluir o ensino médio.

Acompanhe com Lauany Gonçalves

Foto: Luís Fortes/MEC