Dois filhotes de peixe-boi-da-Amazônia foram resgatados na região do Baixo Amazonas, no Oeste do Pará, e encaminhados ao Instituto Igarapé Nhamundá, em Oriximiná, onde recebem cuidados especializados para reabilitação. O primeiro animal foi encontrado no último domingo no Lago Maria Pixi, localizado na divisa entre a zona rural dos municípios de Oriximiná e Terra Santa. O segundo foi resgatado na segunda-feira em Óbidos, após ser avistado por pescadores nas margens do Rio Amazonas. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) atuou no suporte técnico e administrativo ao processo, com a emissão das autorizações de transporte dos animais e a confecção dos termos de depósito.
Os próximos passos no atendimento aos filhotes incluem a continuidade dos cuidados intensivos, com alimentação a cada três horas, suplementação nutricional, administração de medicamentos quando necessário e monitoramento permanente dos parâmetros clínicos e comportamentais. As equipes também acompanham ganho de peso, aceitação alimentar e condições gerais de saúde, com o objetivo de garantir o desenvolvimento adequado dos animais e ampliar as chances de sucesso no processo de reabilitação.
Com informações da Semas
Saiba mais com Daniela Pantoja
Foto: Divulgação

