O Centro Cultural João Fona, em Santarém recebe a exposição “Desenhando a Arqueologia”, que reúne desenhos técnicos arqueológicos e materiais táteis produzidos a partir de acervos arqueológicos de Santarém, Itaituba e Monte Alegre. A exposição apresenta ao público parte da riqueza do patrimônio arqueológico amazônico por meio do desenho técnico, ferramenta fundamental para o registro, estudo e preservação dos vestígios materiais das populações que habitaram a região ao longo da história.

O projeto é coordenado por Mayara Sá, arqueóloga, artista e produtora cultural, ela relata que a iniciativa foi selecionada pela Política Nacional de Aldir Blanc, no qual ao longo dos últimos meses visitaram acervos espalhados na região. A exposição é resultado de todo o trabalho em conjunto, são desenhos de materiais arqueológicos, principalmente cerâmicas contemporâneas, no qual pessoas podem tocar nas peças que estão expostas para poder se conectar melhor. A exposição permanece aberta para visitação gratuita até julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Saiba mais com Daniela Pantoja
Fotos: Estúdio Composição

