Estudantes da rede pública de Roraima estão avançando e concluindo o ensino médio com melhores índices de permanência escolar. Entre 2022 e 2025, a taxa de abandono escolar caiu de 9,1% para 4,1%, enquanto a reprovação recuou de 8,9% para 8%. Os dados fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, realizado pelo INEP, órgão do Ministério da Educação.
No Brasil, no mesmo período, a reprovação caiu 62%, o abandono diminuiu 61% e a distorção idade-série foi reduzida em 28%. A taxa de aprovação cresceu 11%, evidenciando avanços na permanência e no sucesso escolar. O MEC atribui os resultados a programas estruturantes como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Outro indicador positivo foi o aumento de 46% nas inscrições de concluintes da rede pública no ENEM entre 2022 e 2025, mostrando que mais estudantes estão conseguindo permanecer e concluir o ensino médio.
Acompanhe com Lauany Gonçalves
Foto: Luís Fortes/MEC

